Apresentação

Memória da Estaçãozinha

A Ferrovia Leopoldina Railway chegou em Viçosa no ano de 1885. Era situada na localidade rural, a seis quilômetros do centro, e conhecida como “Estação Velha”. Trens diários ligavam Ponte Nova e Viçosa ao Rio de Janeiro. Em 1912, o leito da ferrovia foi transferido para a área central da cidade, e este foi um dos motivos que levaram à construção da Escola Superior de Agricultura e Veterinária – ESAV, em 1922, em Viçosa.

A estaçãozinha foi construída e inaugurada no mesmo ano em que a ESAV (1926), e destinada a ser uma “Parada de trens”. Seu projeto foi elaborado pelo Escritório Técnico da Leopoldina Railway, que permaneceu inalterado até 1950, e executado por Bello Lisboa. Foi construído ainda um desvio em frente ao prédio principal e ao alojamento, para descarregamento de material utilizado na construção destes prédios. A edificação da Estação foi ampliada em 1952 para abrigar o posto dos Correios e Telégrafos. Até meados dos anos 80, o trem trafegou por Viçosa pela chamada “Estrada de Ferro Leopoldina”. Em 1996, com o movimento de concessão das ferrovias ao setor privado, o tráfego neste trecho foi encerrado.

Em 2003 a Estação foi revitalizada pela Universidade Federal de Viçosa, e em 22 de março de 2011, quando passou a ser denominada “Estação Cultural”, iniciou suas atividades de fomento artístico-cultural no âmbito da UFV, com exposições de natureza histórica, científica e cultural, apresentações de shows (principalmente pelo Projeto Quinta Cultural, agregando músicos de Viçosa e região, servidores, ex-servidores e alunos da própria Universidade); além de receber exposições e atividades interativas de instituições parceiras e eventos não-institucionais.

O espaço pertence à Divisão de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

Informações e fontes:

BORGES, José Marcondes; SABIONI, Gustavo Soares (orgs.). Relatório do Chefe da comissão de construção da Escola Superior de Agricultura e Veterinária do Estado de Minas Gerais (ESAV), Eng. João Carlos Bello Lisboa. Viçosa, MG: UFV, 2004. 89p.

BORGES, José Marcondes; SABIONI, Gustavo Soares; MAGALHAES, Gilson Faria Potsch (Eds.). A Universidade Federal de Viçosa no Século XX, 2ed. Viçosa. MG. Editora UFV, 2006. 671 pg.

Memória Fotográfica: Arquivo Central e Histórico da UFV

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados